Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE LAJES REVONA PACTO DE ALFABETIZAÇÃO JUNTO AO MEC E INICIA FORMAÇÕES DOS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E DA PRÉ-ESCOLA.



O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
O PNAIC foi lançado em 2012, e, o município de Lajes aderiu deste 2013 de acordo com dados disponíveis no Sistema Informatizado de Monitoramento do PNAIC (SisPacto), na cidade de Lajes, em 2013, foram capacitados, em Linguagem,  professores alfabetizadores em curso com carga horária de 120 horas; em 2014, foram  profissionais e a ênfase da formação foi em Matemática, em curso com carga horária de 160 horas; em 2015, foram capacitados  professores em temáticas como Gestão Escolar, Currículo, a Criança do Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade; e, em 2016, foram alfabetizadores e coordenadores pedagógicos atendidos em cursos com carga horária mínima de 100 horas e com ênfase em leitura, escrita e letramento matemático.
A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica. Outra inovação foi a inserção dos professores e coordenadores pedagógico da Pré-Escola.
O fortalecimento da governança, por meio das estruturas estaduais, regionais e locais de formação e gestão, direcionadas pelo Comitê Gestor Estadual para a Alfabetização e o Letramento, com estrutura paritária de decisão entre Undime e Estado, busca incentivar o diálogo e a colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas cheguem à sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino.
A intenção é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também: (a) pela definição de metas a serem alcançadas; e (b) pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.
Fonte : http://pacto.mec.gov.br/documento-orientador-2017

















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFILE CÍVICO 07 DE SETEMBRO DE 2017

Realização – Prefeitura Municipal de Lajes                     José Marques Fernandes Organização – Secretaria Municipal de Educação e Cultura                         Francisca Irene Martins Secretarias parceiras Secretaria Municipal de Obras e serviços urbanos Gabinete do Prefeito Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças Apoiadores Polícia Militar Departamento de Cultura Blogs do Município Colaboradores Escolas Estaduais e Municipais Decisões para o êxito da programação Durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou o hasteamento da bandeira nacional, como uma forma de reflexão sobre a importância da pátria. Roteiro do Desfile Oficial, dia 07/09/2017: as Escolas se concentraram em frente à Escola Dr. Eloy d Souza, desfilaram na Avenida Alzira Soriano, passando pela Rua Ramiro Pereira, seguindo pela Praça Januário Cabral em direção a Praça Monsenhor V

PAUTA DA REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES

Na tarde/noite de ontem 22/10, ocorreu na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajes) , uma reunião com a Equipe da Secretaria e Gestores Escolares, onde trataram assuntos do término do ano letivo e como também foi discutido o calendário letivo do ano de 2014. Pauta da Reunião com os Gestores Escolares do Município de Lajes “.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....” (Gonzaguinha) Inicio - poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “Desejo a Você”, com fundo musical de “Imagine” de John Lennon. Rediscutindo “Agenda Semec” Dialogando sobre: Calendário ano letivo de 2014. (jornada pedagógica, férias, início do ano letivo) Definir prazo para entrega Quadro de Rendimentos, Ata

DIA DAS MÃES MONSENHOR VICENTE - A NOITE DO OSCAR

Em homenagem às mães, a Escola Municipal Monsenhor Vicente prepara um ambiente aconchegante para receber as estrelas da noite e a cada uma entrega um troféu, oou melhor o oscar para a melhor mãe de 2016 com caracteristicas em melhor no afeto, simplicidade, felicidade, sinceridade, humildade... A  NOITE DO OSCAR, encerrou com show de Paulo Wilson. Uma beleza de show. Parabéns as mamães.