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O sistema municipal de ensino de Lajes adota o Portfólio como um dos instrumentos de avalição na Educação Infantil.

A presente proposta é fruto de estudos e pesquisas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal De Educação E Cultura (SEMEC) de Lajes, Rio Grande Do Norte, no que se refere à avaliação na Educação Infantil.  Constitui-se, ainda, de um mapeamento municipal sobre o modo como os Indicadores de qualidade da educação infantil foram apropriados em nosso município, apontando, dentre outras tendências, o monitoramento no aprimoramento de ações que possam identificar a qualidade das condições e do trabalho realizado nos estabelecimentos educacionais e aportar elementos para sua melhor qualificação.
Nas escolas da rede pública de Lajes, planejamento e acompanhamento do desempenho dos alunos já é um processo constante de avaliação, o que esta nova proposta vem somar será no tocante a ser mais sistematizada, no proceder didático e pedagógicos dos profissionais de educação, desta modalidade de ensino. O processo é observar cada uma delas e suas diferenças. Que potencialidades se darão para o prosseguimento: observar, introduzir e redirecionar. É preciso pensar, avaliar: quem são os educandos; Que idade eles têm? ; Que tipo de vida ele leva?
Baseados legalmente na RCNEI (BRASIL, 1998) a LDB – Lei nº9.394/96  com relação à avaliação em educação Infantil, que estabelece, na Seção II, Art. 31- Na educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental as RRCES A avaliação na EI, deve ser compreendida como elemento indissociável do processo educativo que auxilia o professor a definir critérios que orientem a sua prática e criar situações que oportunizem o avanço de seus educandos (BRASIL, 1998, p.59).  Norteado pelo PNE – Lei nº 13.005 /2014 , meta 01 .
O portfólio encontra-se entre vários procedimentos que permitem empreender uma avaliação mais diversificada e processual. O portfólio vem se caracterizando como um excelente “recurso” que pode ser uma estratégia de aprendizagem e de avaliação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, pois teria o mérito de captar a dinamicidade do processo de desenvolvimento e de aprendizagem infantil.
A gestão busca um entendimento eficaz, voltado para as necessidades peculiares da clientela, através de ações concretas delineadas, estruturadas e aplicadas durante o processo, considerando a capacidade plástica inerente a todo processo social de se moldar às novas situações impostas historicamente, condicionados às nossas crenças sobre o processo de construção do conhecimento.

Dessa forma, é com satisfação que a Gestão Municipal por meio da Secretaria de Educação, as Escolas da Educação Infantil realizar o Monitoramento do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil para a construção e viabilização das transformações historicamente desejadas na educação lajense.





















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