Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO JULGADORA MUNICIPAL DA 5º OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA SELECIONA TEXTOS PARA FASE ESTADUAL

Na ultima quarta-feira dia 24 de agosto, a Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa avaliou e selecionou os textos recebidos das escolas de Lajes para participarem da etapa estadual.
A comissão foi formada pela Professora, Diretora, Maria da Conceição Oliveira, também Professora e Escritora Vitória Avelino, pelo Professor Kleber Claudino e o Historiador, Blogueiro e Cordelista Cícero Eleutério. 
Os textos foram avaliados segundo critérios formulados pela organização da Olimpíada de Língua Portuguesa. Dos textos selecionados por categoria na etapa da Comissão Municipal:

POEMA: “Lajes minha terra”, do autor José Ilan Bezerra Soares (6º D), aluno do professor Altivo Vitelbino da Nóbrega, da E.M. Dr. Eloy de Souza. 

Na categoria MEMÓRIAS LITERÁRIAS, o texto vencedor foi da aluna Mariana Martins de Araújo (7ºB), da E.M Dr. Eloy de Souza. com o título “A minha Lajes com g”. O professor é Oswaldo Souza de Araújo.

Já o gênero CRÔNICA é ilustrado com “Bombril do interior: mil e uma utilidades”, produção do estudante João Vinícius Soares Rocha, da E.M. Dr. Eloy de Souza. A professora Gabriela Martolino Vasconcelos.

Na categoria ARTIGO DE OPINIÃO, o representante é o aluno da E.E Pedro II Maria Emanoele Bezerra da Silva (2ºB), do Professor Marcos Antônio, com o texto “Reeducação ou prisão para os jovens de Lajes/RN?”.

Parabéns, nossa torcida continua vamos para Etapa Estadual. Estes foram os textos selecionados.

Porém vencedores, consideramos todos os textos dos alunos e professores que chegaram até aqui, executaram as oficinas, produziram com maestria e com um olhar único as curiosidades, histórias, belezas e encantos da nossa cidade O Lugar Onde Vivemos. Deixamos nosso agradecimento, a vocês Equipe e Escolas Francisco de Oliveira Cabral, Marta Bezerra, Pedro II, Monsenhor Vicente, Eloy de Souza, Francisco Garcia, Alípio Amâncio e IFRN. 

UM POUCO SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008 pelo Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita. 
O tema é o lugar onde vivo, valorizando a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. O concurso de produção de textos envolve quatro categorias de gêneros textuais:

1- Poema: 5º e 6º anos do ensino fundamental

2- Memórias: 7º e 8º anos do ensino fundamental

3- Crônica: 9º ano e 1º ano do ensino médio

4- Artigo de opinião: alunos de 2º e 3º anos do ensino médio

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorre em todo o país. O objetivo é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
As oficinas nas escolas foram desenvolvidas de 12 de maio a 8 de agosto.
Cada professor baseou-se em um caderno com orientações e atividades sobre a produção de textos, recebido na Olimpíada. As etapas do concurso passam pela fase escolar, municipal, estadual, regional e nacional.
Cada escola organizou uma comissão e selecionou um texto de cada categoria que participa até 18 de agosto para participar do julgamento municipal.
Etapa Municipal: 23 de agosto. A Comissão Julgadora Municipal seleciona até um texto por categoria.
Etapa Estadual: 23 de setembro a 11 de outubro
As Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal selecionarão até 500 textos semifinalistas nas quatro categorias.
Os professores e alunos receberão medalhas e cupom para retirada de livros na livraria montada no encontro regional.
Os 500 semifinalistas participam com seus professores do Encontro Regional em uma capital brasileira.
Etapa Regional: 26 de outubro a 11 de novembro
A Comissão Julgadora Regional selecionará até 152 finalistas. A premiação para o professor e alunos selecionados é medalha e um tablet. A escola receberá uma placa de homenagem. Os 152 finalistas participam com seus professores, diretores e um pai ou responsável do Encontro Nacional em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores.
Na etapa regional há também um concurso para relato de prática destinado aos professores dos alunos semifinalistas. Uma Comissão Julgadora específica seleciona um relato por região Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados na etapa regional receberão um netbook cada um 
Etapa Nacional: 29 de novembro a 6 de dezembro
A Comissão Julgadora Nacional selecionará os 20 vencedores nacionais (cinco de cada categoria). A premiação para o professor e alunos selecionados é medalha, notebook e impressora. E para a escola são 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros para a biblioteca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFILE CÍVICO 07 DE SETEMBRO DE 2017

Realização – Prefeitura Municipal de Lajes                     José Marques Fernandes Organização – Secretaria Municipal de Educação e Cultura                         Francisca Irene Martins Secretarias parceiras Secretaria Municipal de Obras e serviços urbanos Gabinete do Prefeito Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças Apoiadores Polícia Militar Departamento de Cultura Blogs do Município Colaboradores Escolas Estaduais e Municipais Decisões para o êxito da programação Durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou o hasteamento da bandeira nacional, como uma forma de reflexão sobre a importância da pátria. Roteiro do Desfile Oficial, dia 07/09/2017: as Escolas se concentraram em frente à Escola Dr. Eloy d Souza, desfilaram na Avenida Alzira Soriano, passando pela Rua Ramiro Pereira, seguindo pela Praça Januário Cabral em direção a Praça Monsenhor V

PAUTA DA REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES

Na tarde/noite de ontem 22/10, ocorreu na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajes) , uma reunião com a Equipe da Secretaria e Gestores Escolares, onde trataram assuntos do término do ano letivo e como também foi discutido o calendário letivo do ano de 2014. Pauta da Reunião com os Gestores Escolares do Município de Lajes “.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....” (Gonzaguinha) Inicio - poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “Desejo a Você”, com fundo musical de “Imagine” de John Lennon. Rediscutindo “Agenda Semec” Dialogando sobre: Calendário ano letivo de 2014. (jornada pedagógica, férias, início do ano letivo) Definir prazo para entrega Quadro de Rendimentos, Ata

DIA DAS MÃES MONSENHOR VICENTE - A NOITE DO OSCAR

Em homenagem às mães, a Escola Municipal Monsenhor Vicente prepara um ambiente aconchegante para receber as estrelas da noite e a cada uma entrega um troféu, oou melhor o oscar para a melhor mãe de 2016 com caracteristicas em melhor no afeto, simplicidade, felicidade, sinceridade, humildade... A  NOITE DO OSCAR, encerrou com show de Paulo Wilson. Uma beleza de show. Parabéns as mamães.