Pular para o conteúdo principal

JORNADA PEDAGÓGICA 2015


JUSTIFICATIVA

A nova sociedade exige cidadãos responsáveis, capazes de iniciativa, dispostos a correr riscos, inovadores e flexíveis na sua capacidade de adaptação a novas formas de vida, resistentes a desânimos ou frustrações em face das dificuldades, interventores e lutadores de ideias, realizadores de projetos, avaliadores de sucessos e fracassos.” 

Isabel Alarcão

A Jornada Pedagógica é o momento pontual de reflexão desencadeando possibilidades de aprimoramento do fazer pedagógico, traçando metas e ações para avanços significativos na busca pela qualidade e equidade da educação.

O plano municipal de educação é um instrumento importante na efetivação do direito à educação de qualidade do município, no período de dez anos. Tem-se aí um primeiro desafio. “Ele atuam contra a descontinuidade das políticas e têm a possibilidade de abranger o conjunto do território, promovendo um diálogo entre as diferentes redes atuantes, sejam elas municipais, estaduais, federais ou privadas”.

OBJETIVOS

Aglutinar todos os docentes e pessoais de suporte pedagógico para trocas de experiências com seus
pares, gerando solidariedade e parceria, para conhecer e discutir os desafios da Educação Contemporânea no âmbito da Educação Municipal.

Consolidar a escola e estabelecer ações, metas e estratégias para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes. Em 2015, a Jornada Pedagógica pauta o planejamento coletivo da escola, visando a construção de um currículo articulado que venha potencializar as aprendizagens, de modo a impactar os resultados das avaliações educacionais internas e externas.

CONVITE 

A gestão Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entrelaçadas com as Instituições escolares, promove mais uma jornada pedagógica e acolhe você com o intuito de rever as ações desenvolvidas em pro da Educação de Lajes e traçar metas e ações para mais uma década. VOCÊ é nosso convidado especial. Participe da elaboração do PME (Plano Municipal de Educação)

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira - 19/02
Local: Auditório SEMEC - Hora: 14:00
Temática: “Gestão escolar e pedagógica. O desafio de fazer acontecer”.
Responsável: Equipe SEMEC
Publico Alvo: Equipe Gestora

Sexta-feira - 20/02
Local: SEMEC - Hora: 14:00
Reunião Administrativa (Quadro funcional das escolas)
Responsável: secretária Irene Martins Gomes
Publico Alvo: Equipe Gestora

Segunda-feira - 23/02
Local Centro Pastoral – Hora: 07:30
Credenciamento
Café da manhã
Abertura (hino do município)
Acolhida: Secretária Irene Martins Gomes (Quadro Situacional da educação de Lajes)
Apresentação Cultural (textos selecionados da OLP)
Políticas Públicas da rede (Saúde, Assistência, Esporte)

Terça-feira - 24/02
Encontro com Gestão e profissionais escolares em cada escola.

Quarta-feira - 25/02
Local Centro Pastoral – Hora: 08:30
Palestra: O PME AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE – Qualidade na Educação: Responsabilidade NOSSA.
Palestrante: Rita Diana - UFERSA
Debates / Trabalhos em grupos
Informes
Publico Alvo: Educadores

Quinta-feira - 26/02
Local Centro Pastoral – Hora: 08:00
Continuação dos trabalhos em grupo
Lanche
Apresentação dos trabalhos dos grupos

Sexta-feira - 27/02
Escola Eloy – Hora: 08:00
Oficinas:
Lanche

Oficina 01 - A importância da contribuição da Educação Física no processo do desenvolvimento global das crianças na Educação Infantil.”
Oficineiro: Professor Drº Humberto Jeferson de Medeiros
Publico Alvo: Professores da educação infantil

Oficina 02 – Seminário PACTO
Palestra: Alfabetização Matemática – Refletindo sobre as contribuições do PNAIC.
Responsáveis: Nevolândia e Vercia.
Publico Alvo: Professores de 1º ao 3º ano

Oficina 03 - Como sistematizar conteúdos das áreas do conhecimento a partir do texto. Professores do Ensino Fundamental I.
Oficineiro: Publico Alvo: Professores de 4º e 5º ano (Rede Municipal e Estadual)

Oficina 04 - A gestão da sala de aula com foco nas metodologias significativas e inserção das tecnologias na prática pedagógica.
Oficineira: Pollyana de Araújo Ferreira
Publico Alvo: Professores de 6º ao 9º ano (Eloy de Souza e Fco. de Oliveira Cabral)

Oficina 05 - Currículo e aprendizagem significativa na perspectiva da EJA. Professores da EJA.
Publico Alvo: Professores de EJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFILE CÍVICO 07 DE SETEMBRO DE 2017

Realização – Prefeitura Municipal de Lajes                     José Marques Fernandes Organização – Secretaria Municipal de Educação e Cultura                         Francisca Irene Martins Secretarias parceiras Secretaria Municipal de Obras e serviços urbanos Gabinete do Prefeito Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças Apoiadores Polícia Militar Departamento de Cultura Blogs do Município Colaboradores Escolas Estaduais e Municipais Decisões para o êxito da programação Durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou o hasteamento da bandeira nacional, como uma forma de reflexão sobre a importância da pátria. Roteiro do Desfile Oficial, dia 07/09/2017: as Escolas se concentraram em frente à Escola Dr. Eloy d Souza, desfilaram na Avenida Alzira Soriano, passando pela Rua Ramiro Pereira, seguindo pela Praça Januário Cabral em direção a Praça Monsenhor V

PAUTA DA REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES

Na tarde/noite de ontem 22/10, ocorreu na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajes) , uma reunião com a Equipe da Secretaria e Gestores Escolares, onde trataram assuntos do término do ano letivo e como também foi discutido o calendário letivo do ano de 2014. Pauta da Reunião com os Gestores Escolares do Município de Lajes “.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....” (Gonzaguinha) Inicio - poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “Desejo a Você”, com fundo musical de “Imagine” de John Lennon. Rediscutindo “Agenda Semec” Dialogando sobre: Calendário ano letivo de 2014. (jornada pedagógica, férias, início do ano letivo) Definir prazo para entrega Quadro de Rendimentos, Ata

DIA DAS MÃES MONSENHOR VICENTE - A NOITE DO OSCAR

Em homenagem às mães, a Escola Municipal Monsenhor Vicente prepara um ambiente aconchegante para receber as estrelas da noite e a cada uma entrega um troféu, oou melhor o oscar para a melhor mãe de 2016 com caracteristicas em melhor no afeto, simplicidade, felicidade, sinceridade, humildade... A  NOITE DO OSCAR, encerrou com show de Paulo Wilson. Uma beleza de show. Parabéns as mamães.