Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Prefeitura de Lajes, através da Secretaria Municipal de Educação faz lançamento do Programa Mais Educação, onde serão atendidos ao todo 380 alunos das escolas: Eloy De Souza, Marta Bezerra e Monsenhor Vicente. 
A Secretaria de Educação de Lajes a professora Francisca Irene Martins realiza o lançamento do Programa Mais Educação, onde apresentou a filosofia do programa para as famílias dos 380 (trezentos e oitenta) estudantes da rede municipal de ensino. Além das famílias estiveram presente, os monitores das oficinas, os gestores e coordenadores pedagógicos.
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.
As atividades para as crianças e jovens participantes da Educação Integral devem estar relacionadas às atividades que já são desenvolvidas na escola, que é uma só. Seu projeto político pedagógico, por ser o documento que traduz a filosofia e a forma de organização pedagógica e curricular, traduz as intenções e relações estabelecidas entre todas as atividades desenvolvidas no ambiente educativo. Este processo todo implica alianças com os familiares e com os responsáveis pelos estudantes. Para que a educação seja “integral”, a família compreendida como uma comunidade formada por pessoas que são ou se consideram aparentadas, unidas por laços naturais, por afinidades ou por vontade expressa participa ativamente da vida escolar. Portanto a escola deve promover o diálogo com a família. Já sabemos que muitos estudantes que apresentam bons resultados na vida escolar têm a família como partícipe no processo de aprendizagem.

Como funciona o Programa Mais Educação?

O programa funciona em período integral nas escolas, conta com um coordenador que será responsável pelo desenvolvimento do projeto e pelos monitores que são cada um para uma oficina.
O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. Os macros campos escolhidos pelas ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE LAJES foram as seguintes: 
• Acompanhamento Pedagógico /Esporte e Lazer/ Cultura e Artes/Cultura Digital/• Educomunicação;
Em cada macrocampo foram definidas as atividades/oficinas:
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (Matemática/ Letramento)
ESPORTE E LAZER( Recreação/lazer/ Futsal/Handebol)
INCLUSÃO DIGITAL(Ambiente de Redes Sociais)
CULTURA E ARTES(Leitura/Danças/Teatro)
EDUCOMUNICAÇÃO( Jornal escolar)

Quais crianças, adolescentes e jovens são atendidas pelo Programa Mais Educação?
Considera-se o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar. Recomenda-se adotar como critérios para definição do público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência;
– estudantes que congregam seus colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);
− estudantes em defasagem série/idade;
− estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de abandono;
− estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência.

Cada escola, contextualizada com seu projeto político pedagógico específico e em diálogo com sua comunidade, será a referência para se definir quantos e quais alunos participarão das atividades. É possível compreender a importância do projeto mais educação no processo de aprendizado do aluno, tirando eles da rua e ensinado atividades novas que contribuíram para a sua vida educacional e social.
Restituir a condição de ambiente de aprendizagem da comunidade e transcender à escola como único espaço de aprendizagem representa um movimento de construção de redes sociais e de cidades educadoras. A comunidade e a cidade apresentam diferentes possibilidades educacionais e de construção de conhecimento por meio da observação, da experimentação, da interação e, principalmente, da vivência.

Fonte: Ministério da Educação






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFILE CÍVICO 07 DE SETEMBRO DE 2017

Realização – Prefeitura Municipal de Lajes                     José Marques Fernandes Organização – Secretaria Municipal de Educação e Cultura                         Francisca Irene Martins Secretarias parceiras Secretaria Municipal de Obras e serviços urbanos Gabinete do Prefeito Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças Apoiadores Polícia Militar Departamento de Cultura Blogs do Município Colaboradores Escolas Estaduais e Municipais Decisões para o êxito da programação Durante toda a semana. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) orientou o hasteamento da bandeira nacional, como uma forma de reflexão sobre a importância da pátria. Roteiro do Desfile Oficial, dia 07/09/2017: as Escol...

PAUTA DA REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES

Na tarde/noite de ontem 22/10, ocorreu na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lajes) , uma reunião com a Equipe da Secretaria e Gestores Escolares, onde trataram assuntos do término do ano letivo e como também foi discutido o calendário letivo do ano de 2014. Pauta da Reunião com os Gestores Escolares do Município de Lajes “.... e aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar ....” (Gonzaguinha) Inicio - poema de Carlos Drummond de Andrade chamado “Desejo a Você”, com fundo musical de “Imagine” de John Lennon. Rediscutindo “Agenda Semec” Dialogando sobre: Calendário ano letivo de 2014. (jornada pedagógica, férias, início do ano letivo) Definir prazo para entrega Quadro de Rendime...

DIA DAS MÃES MONSENHOR VICENTE - A NOITE DO OSCAR

Em homenagem às mães, a Escola Municipal Monsenhor Vicente prepara um ambiente aconchegante para receber as estrelas da noite e a cada uma entrega um troféu, oou melhor o oscar para a melhor mãe de 2016 com caracteristicas em melhor no afeto, simplicidade, felicidade, sinceridade, humildade... A  NOITE DO OSCAR, encerrou com show de Paulo Wilson. Uma beleza de show. Parabéns as mamães.