PREFEITURA DE LAJES REVONA PACTO DE ALFABETIZAÇÃO JUNTO AO MEC E INICIA FORMAÇÕES DOS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E DA PRÉ-ESCOLA.
O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos
Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para
atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a
obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º
(terceiro) ano do ensino fundamental”.
O PNAIC foi lançado em 2012, e, o município de
Lajes aderiu deste 2013 de acordo com dados disponíveis no Sistema
Informatizado de Monitoramento do PNAIC (SisPacto), na cidade de Lajes, em
2013, foram capacitados, em Linguagem,
professores alfabetizadores em curso com carga horária de 120 horas; em
2014, foram profissionais e a ênfase da
formação foi em Matemática, em curso com carga horária de 160 horas; em 2015,
foram capacitados professores em
temáticas como Gestão Escolar, Currículo, a Criança do Ciclo de Alfabetização e
Interdisciplinaridade; e, em 2016, foram alfabetizadores e coordenadores
pedagógicos atendidos em cursos com carga horária mínima de 100 horas e com
ênfase em leitura, escrita e letramento matemático.
A principal inovação no programa em 2017 refere-se
a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da
atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade
institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação
e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e
de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica. Outra inovação foi a
inserção dos professores e coordenadores pedagógico da Pré-Escola.
O fortalecimento da governança, por meio das
estruturas estaduais, regionais e locais de formação e gestão, direcionadas
pelo Comitê Gestor Estadual para a Alfabetização e o Letramento, com estrutura
paritária de decisão entre Undime e Estado, busca incentivar o diálogo e a
colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas
cheguem à sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede
de ensino.
A intenção é promover a cooperação federativa e
apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino
para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a
aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também: (a) pela definição de
metas a serem alcançadas; e (b) pelos resultados da alfabetização em seus
estados e municípios.
Fonte
: http://pacto.mec.gov.br/documento-orientador-2017
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