Para
melhor ilustrar o “Compromisso da Gestão Pública Municipal com a Educação”, no
município de Lajes, no tempo e no espaço, nas dificuldades e conquistas,
deve-se considerar como marco histórico, antes de tudo, as etapas de um ciclo
que fora iniciado há décadas, se entende que o processo de inserção dos alunos,
diante da “diversidade”, se faz na “integração escolar”.
As
mudanças propostas para a Educação Básica no Brasil trazem enormes desafios à
formação de professores. No mundo contemporâneo, o papel do professor está
sendo questionado e redefinido de diversas maneiras. Para isso concorrem as
novas concepções sobre a educação, as revisões e atualizações nas teorias de
desenvolvimento e aprendizagem, o impacto da tecnologia da informação e das
comunicações sobre os processos de ensino e de aprendizagem, suas metodologias,
técnicas e materiais de apoio. O que delineia um cenário educacional que exige
o incentivo aos professores a buscar continuamente o aprimoramento profissional,
através do Plano de Formação Docente que estar sendo implantado pela gestão
atual. Dentre as exigências que se colocam para o papel docente destacam-se:
·
Orientar e mediar o ensino para a
aprendizagem dos alunos;
·
Assumir e saber lidar com a diversidade
existente entre os alunos;
·
Responsabilizar-se por atividades de
enriquecimento curricular;
·
Elaborar e executar projetos para
desenvolver conteúdos curriculares;
·
Utilizar novas metodologias, estratégias
e materiais de apoio;
·
Desenvolver hábitos de colaboração e
trabalho em equipe.
Visando
cumprir ao que determinava o Planejamento Estratégico elaborado para a melhoria
da educação da rede municipal de Lajes, após um minucioso monitoramento das
ações nas escolas relacionadas à educação inclusiva, alunos com transtornos de
aprendizagem na leitura e na escrita constatou-se a necessidade de se ampliar o
suporte técnico e especializado às equipes escolares e, por essa razão,
constituiu-se uma equipe Multiprofissional composto por Pedagogos,
Psicopedagogo, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista e Fonoaudiólogo.
A
equipe Multidisciplinar em Educação hoje, além de seu corpo técnico já ampliado
de educadores e especialista, mantém uma gestão de parcerias com entidades que
apoiam o principal trabalho e razão de ser do próprio órgão: garantir não
apenas o acesso dos alunos às unidades escolares, mas também a permanência e o
desejado sucesso escolar dos mesmos.
AÇÕES REALIZADAS EM 2017
1ª
AÇÃO – Ampliação das Salas de Recurso Multifuncionais.
OBJETIVO:
Ampliar as vagas para alunos com necessidades educacionais especiais da rede
municipal de ensino a fim de atender toda demanda desde a Educação Infantil ao
Ensino Médio.
2ª
AÇÃO – Intervenção multidisciplinar na escola.
OBJETIVO: Contribuir para o fortalecimento da
escola e família, para favorecer o desenvolvimento e aprendizagem do educando
com necessidades educacionais especiais.
3ª
AÇÃO – Orientação especializada para professores da sala regular, de alunos com
deficiência.
OBJETIVO:
Oferecer encontros que oportunizem reflexões do fazer pedagógico, a partir de
socialização desses fazeres, vivências de novas práticas e fundamentação
teórica.
4ª
AÇÃO – Disponibilização de Auxiliares de Educação para assistência às escolas
com alunos com deficiência que tenham dependência nas atividades da vida
diária;
OBJETIVO:
Apoiar a escola no atendimento dos alunos com Necessidades educacionais
especiais que tenham dependência nas atividades da vida diária.
5ª
AÇÃO – Orientação especializada para professores da Recuperação Paralela
(Reforço), de alunos com Transtornos de aprendizagem na leitura e na escrita.
OBJETIVO:
Oportunizar capacitações para reflexões sobre a prática, fundamentação teórica
e vivência de atividades multissensorial e de consciência fonológica que
promovam avanço na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos.
#GOVERNOQUEREALIZAPOVOQUECONQUISTA.
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