O sistema municipal de ensino de Lajes adota o Portfólio como um dos instrumentos de avalição na Educação Infantil.
A presente proposta é
fruto de estudos e pesquisas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal De
Educação E Cultura (SEMEC) de Lajes, Rio Grande Do Norte, no que se refere à
avaliação na Educação Infantil. Constitui-se, ainda, de um mapeamento
municipal sobre o modo como os Indicadores de qualidade da educação infantil
foram apropriados em nosso município, apontando, dentre outras tendências, o
monitoramento no aprimoramento de ações que possam identificar a qualidade das
condições e do trabalho realizado nos estabelecimentos educacionais e aportar
elementos para sua melhor qualificação.
Nas escolas da rede
pública de Lajes, planejamento e acompanhamento do desempenho dos alunos já é
um processo constante de avaliação, o que esta nova proposta vem somar será no
tocante a ser mais sistematizada, no proceder didático e pedagógicos dos
profissionais de educação, desta modalidade de ensino. O processo é observar
cada uma delas e suas diferenças. Que potencialidades se darão para o
prosseguimento: observar, introduzir e redirecionar. É preciso pensar, avaliar:
quem são os educandos; Que idade eles têm? ; Que tipo de vida ele leva?
Baseados legalmente na RCNEI
(BRASIL, 1998) a LDB – Lei nº9.394/96 com
relação à avaliação em educação Infantil, que estabelece, na Seção II, Art. 31-
Na educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro
do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao
ensino fundamental as RRCES A avaliação na EI, deve ser compreendida como
elemento indissociável do processo educativo que auxilia o professor a definir
critérios que orientem a sua prática e criar situações que oportunizem o avanço
de seus educandos (BRASIL, 1998, p.59). Norteado pelo PNE – Lei nº 13.005 /2014 , meta
01 .
O portfólio encontra-se
entre vários procedimentos que permitem empreender uma avaliação mais
diversificada e processual. O portfólio vem se caracterizando como um excelente
“recurso” que pode ser uma estratégia de aprendizagem e de avaliação, desde a Educação
Infantil até o Ensino Superior, pois teria o mérito de captar a dinamicidade do
processo de desenvolvimento e de aprendizagem infantil.
A gestão busca um
entendimento eficaz, voltado para as necessidades peculiares da clientela,
através de ações concretas delineadas, estruturadas e aplicadas durante o
processo, considerando a capacidade plástica inerente a todo processo social de
se moldar às novas situações impostas historicamente, condicionados às nossas
crenças sobre o processo de construção do conhecimento.
Dessa forma, é com
satisfação que a Gestão Municipal por meio da Secretaria de Educação, as
Escolas da Educação Infantil realizar o Monitoramento do uso dos Indicadores da
Qualidade na Educação Infantil para a construção e viabilização das transformações
historicamente desejadas na educação lajense.
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