A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza hoje a Formação do PNAIC, coordenada pela professora Nevolândia Laureano sob a orientação da Professora Vercia Natália, contando com a participação de todos os professores da rede municipal do 1º ao 3º ano.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Considerando que, segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental, alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação.
Para o alcance desses objetivos, o Pacto estabeleceu como eixo principal a formação continuada de docentes com o apoio de material específico. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.
Para SEMEC, a formação continuada de professores como política publica é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito à experiência adquirida e no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida.
Comentários
Postar um comentário