COMISSÃO JULGADORA MUNICIPAL DA 5º OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA SELECIONA TEXTOS PARA FASE ESTADUAL
Na ultima quarta-feira dia 24 de agosto, a Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa avaliou e selecionou os textos recebidos das escolas de Lajes para participarem da etapa estadual.
A comissão foi formada pela Professora, Diretora, Maria da Conceição Oliveira, também Professora e Escritora Vitória Avelino, pelo Professor Kleber Claudino e o Historiador, Blogueiro e Cordelista Cícero Eleutério.
Os textos foram avaliados segundo critérios formulados pela organização da Olimpíada de Língua Portuguesa. Dos textos selecionados por categoria na etapa da Comissão Municipal:
POEMA: “Lajes minha terra”, do autor José Ilan Bezerra Soares (6º D), aluno do professor Altivo Vitelbino da Nóbrega, da E.M. Dr. Eloy de Souza.
Na categoria MEMÓRIAS LITERÁRIAS, o texto vencedor foi da aluna Mariana Martins de Araújo (7ºB), da E.M Dr. Eloy de Souza. com o título “A minha Lajes com g”. O professor é Oswaldo Souza de Araújo.
Já o gênero CRÔNICA é ilustrado com “Bombril do interior: mil e uma utilidades”, produção do estudante João Vinícius Soares Rocha, da E.M. Dr. Eloy de Souza. A professora Gabriela Martolino Vasconcelos.
Na categoria ARTIGO DE OPINIÃO, o representante é o aluno da E.E Pedro II Maria Emanoele Bezerra da Silva (2ºB), do Professor Marcos Antônio, com o texto “Reeducação ou prisão para os jovens de Lajes/RN?”.
Parabéns, nossa torcida continua vamos para Etapa Estadual. Estes foram os textos selecionados.
Porém vencedores, consideramos todos os textos dos alunos e professores que chegaram até aqui, executaram as oficinas, produziram com maestria e com um olhar único as curiosidades, histórias, belezas e encantos da nossa cidade O Lugar Onde Vivemos. Deixamos nosso agradecimento, a vocês Equipe e Escolas Francisco de Oliveira Cabral, Marta Bezerra, Pedro II, Monsenhor Vicente, Eloy de Souza, Francisco Garcia, Alípio Amâncio e IFRN.
UM POUCO SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008 pelo Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.
O tema é o lugar onde vivo, valorizando a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. O concurso de produção de textos envolve quatro categorias de gêneros textuais:
1- Poema: 5º e 6º anos do ensino fundamental
2- Memórias: 7º e 8º anos do ensino fundamental
3- Crônica: 9º ano e 1º ano do ensino médio
4- Artigo de opinião: alunos de 2º e 3º anos do ensino médio
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorre em todo o país. O objetivo é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
As oficinas nas escolas foram desenvolvidas de 12 de maio a 8 de agosto.
Cada professor baseou-se em um caderno com orientações e atividades sobre a produção de textos, recebido na Olimpíada. As etapas do concurso passam pela fase escolar, municipal, estadual, regional e nacional.
Cada escola organizou uma comissão e selecionou um texto de cada categoria que participa até 18 de agosto para participar do julgamento municipal.
Etapa Municipal: 23 de agosto. A Comissão Julgadora Municipal seleciona até um texto por categoria.
Etapa Estadual: 23 de setembro a 11 de outubro
As Comissões Julgadoras Estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal selecionarão até 500 textos semifinalistas nas quatro categorias.
Os professores e alunos receberão medalhas e cupom para retirada de livros na livraria montada no encontro regional.
Os 500 semifinalistas participam com seus professores do Encontro Regional em uma capital brasileira.
Etapa Regional: 26 de outubro a 11 de novembro
A Comissão Julgadora Regional selecionará até 152 finalistas. A premiação para o professor e alunos selecionados é medalha e um tablet. A escola receberá uma placa de homenagem. Os 152 finalistas participam com seus professores, diretores e um pai ou responsável do Encontro Nacional em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores.
Na etapa regional há também um concurso para relato de prática destinado aos professores dos alunos semifinalistas. Uma Comissão Julgadora específica seleciona um relato por região Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados na etapa regional receberão um netbook cada um
Etapa Nacional: 29 de novembro a 6 de dezembro
A Comissão Julgadora Nacional selecionará os 20 vencedores nacionais (cinco de cada categoria). A premiação para o professor e alunos selecionados é medalha, notebook e impressora. E para a escola são 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros para a biblioteca.
Comentários
Postar um comentário